Pilates

História

O criador do seu método Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Foi uma criança com a saúde debilitada e fraca, sofria de asma, febre reumática e raquitismo. Tudo isso serviu para que se tornasse um jovem determinado a melhorar sua condição física ao invés de ficar limitado por ela. Ele trabalhou inflexibilidade na construção de seu corpo e de seu condicionamento físico, até que aos 14 anos ele já pousava de modelo de atlas de anatomia. Pilates se tornou um esportista em várias áreas: foi ginasta, esquiador, mergulhador, lutador de boxe e trabalhou no circo.

 

Em 1912 ele foi para a Inglaterra onde se tornou profissional do boxe e ensinou autodefesa para os detetives da Scotland Yard. Quando a primeira Guerra Mundial começou, as autoridades britânicas o prenderam, e ele decidiu usar seu tempo livres para desenvolver suas ideias sobre saúde e forma física. Suas influências eram abrangentes, desde o Yoga até o estudo dos movimentos dos animais.

 

Em 1914 quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial foi recluso em Lancaster junto com outros cidadãos alemães em um campo para estrangeiros inimigos. Lá ensinou luta livre e autodefesa, gabando-se porque seus alunos sairiam mais fortes do que eram quando reclusos. Neste período começou a criar seu sistema de exercícios originais que denominou de ’Contrologia’. Foi transferido para outro campo na Ilha de Man onde atuou como enfermeiro e aplicou suas técnicas em seus colegas internos. Afirma-se que essa foi razão pela qual nenhum deles morreu de epidemia de gripe de 1918. Nessa ocasião, ele fez experimentos com molas presas às camas dos hospitais; assim os pacientes podiam começar a tonificar seus músculos mesmo antes de poder se levantar da cama.

 

Após a guerra não ficou muito tempo na Alemanha, em 1926 ele se mudou para Nova Iorque junto com sua esposa Clara para abrir seu primeiro Studio na Oitava Avenida número 939 no mesmo prédio onde se encontravam vários estúdios de dança e lugares para ensaios. Seu método, que na época era conhecido como “Contrologia” (completa integração entre corpo, mente e espirito), foi um sucesso imediato na América, particularmente entre os dançarinos. Estes descobriram também que a reabilitação de suas lesões era mais rápida usando os exercícios de Pilates.

 

Usando molas como resistência, Pilates desenhou o aparelho e chamou de seu “ Reformer Universal”, como uma cama deslizante horizontal que podia ser usada com até cinco molas, de acordo com o exercício a ser realizado e a força do indivíduo.

 

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, que em 1975 ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do Studio na década de 50.

Pilates no Brasil

O método chegou ao Brasil em 1991 por Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.

 

Em 1996, Inélia Garcia, após ter feito a sua certificação com Romana, iniciou também em São Paulo os trabalhos com a Técnica de Pilates. Licenciada pelo “ The Pilates Studio”, Inélia vem também promovendo cursos de formação no Brasil.

O que é o Método Pilates?

Pilates é um sistema de exercícios, preciso e inteligente, onde a mensagem principal é a qualidade e não a quantidade dos movimentos.

 

Os exercícios são aparentemente simples, mais tão eficazes que não serão necessárias mais de 10 repetições de cada em uma sessão. Dentro de semanas, o abdômen estará mais reto, os músculos mais tonificados e as articulações mais soltas e flexíveis. Alguns alunos relatam ficarem mais altos, pois a coluna é alongada e fica mais forte. A postura no dia –a – dia consequentemente melhora conforme se fortalecem os músculos centrais estabilizadores do corpo. Dessa forma o indivíduo suporta sua postura mais ereta e seu trono corretamente.

 

O Pilates requer total concentração, de modo que o praticante deve respirar devidamente para aumentar a eficiência dos movimentos e se focar nas sensações dos músculos. Pilates gostava de fazer a seguinte citação: “É a mente que constrói o corpo”.

 

Pilates também definiu seu método como “a ciência e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espíritos através de movimentos naturais, sob o rígido controle da vontade”. Os movimentos foram criados pensando em exercitar cada um dos músculos motores e seus respectivos feixes. Corpo e mente devem trabalhar como uma unidade e em harmonia. Dessa forma, Pilates enfatiza a abordagem do exercício através da calma, concentração, da percepção do próprio corpo, do alongamento e da flexibilidade junto ao movimento, o tônus muscular e a força.

Benefícios do método Pilates

  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Aumento da resistência e força muscular;
  • Melhora da flexibilidade e mobilidade articular;
  • Melhora da postura;
  • Ganho de consciência corporal;
  • Definição da musculatura sem aumento de volume;
  • Previne lesões ósteo-articulares;
  • Ajuda no processo de reabilitação;
  • Aquisição de controle corporal;
  • Melhora da autoestima;
  • Reduz fadiga muscular, desconforto e dor;
  • Melhora da coordenação motora e equilíbrio;
  • Alivio de dores nas costas.
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